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VOL. 3 - 2022

Terceiro volume da Revista ReMATE

Editorial

Corpo Editorial da ReMATE

Construindo espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino

David Nunes Zaneti de Souza, Fernanda das Dores Zaneti de Souza, Luciene Panisson

A velocidade nas transformações tecnológicas e sociais e a expectativa das novas gerações de estudantes clamam por mudanças nas metodologias de ensino superior tecnológico. Entretanto, os profissionais da educação encontram dificuldades nas práticas de novas metodologias porque as instituições de ensino apresentam poucos espaços de aprendizagem que promovam o convívio, conforto, inclusão e lazer. Outro ponto importante de observação está na falta de recursos pedagógicos, didáticos e tecnológicos nesses espaços, o que dificulta o desenvolvimento de competências pessoais e a produção de conhecimento pelos discentes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar diretrizes para implementar espaços colaborativos de aprendizagem que promovam as práticas de novas metodologias de ensino. Como resultado o trabalho apresenta uma tabela com características pedagógicas, físicas e de infraestrutura para implementação desses espaços em instituições de ensino superior e uma série de discussões que norteiam o tema ‘espaços de aprendizagem’, resultado de uma pesquisa bibliográfica, e de uma implantação desse tipo de espaço na FATEC Itapetininga, SP.

Uso da aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento da disciplina de criatividade e inovação: um estudo de caso

Ana Amélia Rodrigues Bertipaglia, Denise Mosca 

Este trabalho, teve como objetivo relatar a experiência do processo de implementação da aprendizagem baseada em projetos nas atividades teórico-práticas da disciplina de Criatividade e Inovação do curso técnico profissionalizante de Administração em uma escola privada da cidade de Salto, São Paulo. Para tanto, recorreu-se a aportes epistemológicos que versam sobre metodologias ativas, criatividade e inovação, aprendizagem baseada em projetos e foi aplicado um questionário para computar a opinião dos estudantes sobre seu aprendizado. Os resultados revelaram um grau de satisfação largamente majoritário entre os estudantes com relação à metodologia e práticas desenvolvidas e, no que diz respeito à avaliação global, essa satisfação foi unânime entre os respondentes do questionário, mostrando a pertinência no uso de metodologias ativas para melhorar a qualidade da formação oferecida aos estudantes.

Uso da sala de aula invertida no ensino jurídico durante o período de ensino remoto provocado pela pandemia da covid-19

José Sergio Saraiva

Com as Constituições no Brasil, iniciando pela Constituição Imperial até os dias atuais, a educação e o ensino se acham estruturados em níveis, que foram reorganizados juridicamente diante das exigências da pandemia, especialmente no período do dia 20-3-2020 a 31-12.2021. Com isso, foi imperiosa a utilização de metodologias ativas para o cumprimento dos objetivos constitucionais da educação, um direito fundamental, obtidos a partir do ensino remoto emergencial. Para verificar a influência dessa mudança, foram analisados alguns dados referentes às matrículas e evasão de alunos de uma instituição de ensino jurídico da cidade de Franca, no estado de São Paulo. Os resultados mostraram que ao longo dos dois anos em que a oferta dos cursos ocorreu de forma remota houve aumento da evasão de estudantes que era inferior à retenção de alunos entre as séries iniciais do curso e passou a valores que atingiram 14%. Com isso, o trabalho propõe uma reflexão por parte das instituições, em especial ligadas ao ensino jurídico, no sentido de atentar para os efeitos negativos mostrados, mas principalmente para discutir os aspectos positivos de modo que os mesmos possam contribuir para a melhoria futura da qualidade desses cursos, com maior participação dos estudantes no próprio aprendizado, a partir do uso mais intensivo de tecnologias de informação e comunicação. 

Mapeamento do uso de metodologias ativas na educação básica

Vanessa Oechsler, Luiz Herculano de Souza Guilherme, Andrieli Mendes, Gabriel do Rosário Batista
Com a pandemia do COVID 19, de um dia para o outro, as aulas presenciais passaram a ser online. Muitas foram as discussões neste período, indicando para o uso de metodologias ativas, onde o professor estimularia o protagonismo dos estudantes. Mas, será que essas metodologias foram empregadas? Este artigo traz um mapeamento das metodologias utilizadas por professores do Estado de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário buscando-se encontrar um perfil dos respondentes e investigar as metodologias ativas mais utilizadas. Percebeu-se que mais de 80% dos respondentes utiliza metodologias ativas em sala de aula, priorizando o “Uso de Tecnologias” seguido de “Resolução de Problemas”. Percebeu-se que a escolha pelas metodologias é influenciada pelo conhecimento do professor acerca delas, bem como da matéria e do nível de ensino para o qual lecionam. Ainda, o texto apresenta uma aplicação da metodologia ativa “Avaliação por Pares” ao relatar as atividades desenvolvidas em um Laboratório de Produção, Análise e Avaliação de Textos. A partir deste relato, observa-se que as metodologias ativas auxiliam no protagonismo dos estudantes e no seu processo de ensino e aprendizagem. 

Controle de presença em sala de aula por reconhecimento facial

Vinicius Leal do Nascimento, Dilermando Piva Junior

O controle por biometria está cada vez mais presente em nossas vidas. O Reconhecimento Facial, um tipo de controle biométrico, é cada vez mais utilizado e seus algoritmos e técnicas são aperfeiçoados e utilizados em diversas aplicações e áreas. Uma dessas aplicações é o controle de presença em sala de aula. Este projeto de iniciação científica teve como foco o estudo e a implementação de algoritmos de reconhecimento facial no desenvolvimento de uma aplicação que controlasse automaticamente a presença dos estudantes em sala de aula, por meio da utilização dos próprios smartphones dos estudantes. A aplicação foi desenvolvida, implantada e testada junto aos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Itu. Os resultados foram satisfatórios e o sistema está disponível para utilização das instituições de ensino. 

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